Educação: Ainda tem dúvidas sobre o Enem?

Olá! Hoje o poste de educação vai responder umas perguntas bem básicas sobre o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) só para começar, porque ainda parece que os alunos ainda têm um pouco de dúvida. 

1. O que é o ENEM e para que serve?
O exame que avalia os conhecimentos obtidos até o termino do ensino médio e usado como parte do processo seletivo de centenas de Instituições de Ensino Superior pública e privadas. 
2. Devo fazer o Enem pra passa no vestibular?
Confira como a faculdade a qual você vai se candidatar se ela usa a nota do Enem. Há instituições que permitem escolher se você faz o processo seletivo tradicional ou o Enem para se candidatar a uma vaga
3. Qual a relação do Enem com o ProUni e o SiSU?
Só pode se candidatar ao ProUni quem fez Enem. Estudantes com melhores notas têm mais chances de conseguir a bolsa em sua primeira opção de curso e instituição.
Mas não basta fazer o Enem para se candidatar a uma bolsa do ProUni. Além de ter a nota mínima no Enem, para conseguir a bolsa do ProUni o estudante precisa: 1) ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos; 2) ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral. Atenção: quem não satisfaz os critérios de renda e estudo em escola pública pode se candidatar ao ProUni se tiver deficiência. Para se candidatar aos cursos que aderiram ao SiSU, o candidato precisa ter feito Enem.

Ainda tem duvidas? Mande as suas perguntas que nós responderemos

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário